terça-feira, 8 de março de 2011

TOCA DO BOTÃO – 4ª COPA GERALDO CARDOSO DÉCOURT – 19.02.11


Dia 19.02 em Vinhedo começou a temporada 2011 de futebol de botão da Toca. Neste primeiro torneio válido para o ranking homenageamos o inventor do Futebol de mesa Geraldo Décourt.
Com os estádios montados na DM Academia (Vinhedo/SP) e com doze participantes a Copa foi emocionante do começo ao fim. Disputada com dois grupos de 6, classificando os quatro primeiros para disputa da fase final.
No grupo A, a classificação da primeira fase ficou assim: América-MG (Edson), Palmeiras-SP (Sandro), Fluminense-RJ (Antônio), Santos-SP (Ítalo), Flamengo-RJ (João Henrique) e Atlético Paranaense-PR (Beto) acabou desistindo do torneio por cansaço da viagem.
Já no grupo B, a classificação ficou com o Cruzeiro-MG (Zafa) em primeiro do grupo seguido por Vasco da Gama-RJ (César, quem vos escreve), Internacional-RS (Leandro), Ponte Preta (Guilherme), corinthians (Márcio) e por fim ficou o Vitória-BA (André).
Meus jogos da primeira fase: O primeiro jogo do torneio, jogando em casa, foi contra a Ponte Preta e logo de cara já estava perdendo de três a zero. No segundo tempo, num princípio de reação, consegui diminuir a diferença para um gol e no fim do jogo desperdicei a oportunidade de empatar chutando para fora uma chance de ouro!!!
Saindo atrás na classificação precisava melhorar minha pontaria para ocupar uma das quatro vagas para as quartas de final.
Na segunda partida jogando em casa novamente, fiz o resultado acontecer num jogo fácil diante do Vitória-BA ganhando a partida por 2 x 0.
Na terceira partida, jogando fora de casa (Pacaembu), o Vasco surpreendeu o Corinthians e venceu pelo placar de três a zero com destaque para o segundo gol que foi do meio da rua numa pancada do meia Felipe.
Com seis pontos dos nove disputado e com um saldo de 4 gols meu time já aparecia em segundo na tabela de classificação, mais ainda restando duas partidas dificílimas.
Na quarta partida, em viagem as Minas Gerais, o Vasco tinha um confronto com o Cruzeiro-MG. Quem ganhasse a partida provavelmente seria o líder do grupo, e com um jogo muito ruim nas finalizações o Vasco acabou sucumbindo. Derrota por 1 x 0 e quarto lugar na tabela de classificação.
Na quinta e última partida da fase de gupo, com a quarta posição garantida, o Vasco jogando diante da sua torcida deu show e venceu a partida por 3 x 1 de virada contra o time do Internacional de Porto Alegre.
Com a vitória, o time cruzmaltino ocupou a segunda posição do grupo terminando a fase de grupo com 9 pontos, 10 gols marcados e cinco sofridos. Saldo de 5 gols.
Para a fase seguinte (Quartas de final) os confrontos ficaram assim:
América-MG x Ponte Preta-SP
Vasco da Gama-RJ x Fluminense-RJ
Palmeiras-SP x Internacional-RS
Cruzeiro-MG x Santos-SP
Meu confronto nas quartas de final foi muito disputado, com alguns lances duvidosos durante a partida que acabaram por atrapalhar minha concentração e meu desempenho. Saindo atrás do placar, precisei abrir o jogo para empatar e num descuido sofri o segundo gol. No fim da partida consegui descontar mais foi isso, Vasco 1 Fluminense 2.
Fora da briga pelo título, procurei vencer os desafios que ainda tinha pela frente para terminar a Copa Geraldo Décourt em quinto, pelo menos. Em disputa do 5° ao 8° lugar fiz a primeira partida contra a Ponte Preta-SP e numa partida completamente diferente do jogo da fase de classificação o Vasco se impôs desde o inicio vencendo a partida por 2 a zero. Para definir o quinto lugar pelo Vasco alcançado, ainda faltava o jogo contra o Palmeiras-SP do técnico Sandro (meu irmão mais velho). Partida muito disputada com muitas chances para ambos os lados e não deu outra, empate em 2 gols e decisão do 5° lugar nos pênaltis. Três cobranças para cada lado e os goleiros se saíram melhor. Na série alternada a equipe do Vasco fez com Eder Luis e o goleiro Fernando Prass defendeu a cobrança de Valdívia dando o quinto lugar ao Vasco da Gama. (40 pontos no ranking).
No final do torneio o Vasco terminou em quinto com: 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. 15 gols marcados, 9 sofridos e saldo de 6 gols.
O resultado final do torneio foi: Fluminense-RJ em 1°, Inter-RS em 2° e o destaque foi o Cruzeiro-MG em 3° Lugar(foto no topo do post).


Até o próximo torneio de botão... “Pro Gol”

Um comentário:

  1. Parabéns Cesar!!! Estou sempre acompanhando o seu blog e parabenizo você pela iniciativa!!!

    Abraço

    Zafa

    ResponderExcluir